Devido à campanha de conscientização realizada mundialmente no mês de outubro, dirigida a sociedade e em especial às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomendou as unidades básicas de saúde que intensifiquem a orientação às pacientes quanto à prevenção dos cânceres de mama e colo do útero.

Segundo a enfermeira Janaína Martins Soares (na foto acima), embora a campanha denominada “Outubro Rosa” seja direcionada ao câncer de mama, em razão de maior incidência desse tipo noutras regiões, no Norte do Brasil, e consequentemente em Marabá, há maior prevalência do câncer de útero, por isso a orientação também inclui esta forma mais comum da doença por aqui.

Indagada sobre mamografias, considerando as dificuldades que o município tem enfrentado para a realização desse exame, Janaína observa que a campanha é focada na prevenção. Por isso, as unidades de saúde estão orientando as mulheres a conhecerem seus corpos, utilizando a forma mais comum de descobrir possíveis nódulos através de toques.

As mamografias de rastreamento, indicadas para mulheres a partir dos 50 anos, devem acontecer de dois em dois anos, quando não há alteração da mama. Uma vez detectada a alteração, o exame deve ser repetido com maior frequência. Em muitos casos, é recomendado também o uso de ecografia mamária que, em caso de detectar alteração, ambas necessitam de confirmação, via biopsia do nódulo.

Todos os postos de saúde de Marabá estão realizando exames durante todo o mês de outubro. Vá ao posto mais próximo e participe!

Outubro Rosa em Marabá

Outubro Rosa em Marabá